É importante separar as finanças pessoais das empresariais

É importante separar as finanças pessoais das empresariais

A correria diária da vida tem tornado cada vez mais importante a necessidade de se ter um maior equilíbrio entre as finanças pessoais e empresariais. A Pandemia causada pelo Covid-19 fez com que muitas pessoas recorressem ao empreendedorismo como forma de geração de renda.

De acordo com uma matéria divulgada recentemente pelo site: Portal do Desenvolvimento do SEBRAE, entre março e agosto de 2020, foram efetuados 684 mil registros como Micro Empreendedores Individuais (MEI) – quase 43 mil regularizações a mais do que foram realizadas no mesmo período em 2019.

Este formato possibilita que os novos empreendedores tenham direito ao numero no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), além de cobertura do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), acesso a serviços bancários e também a possibilidade de emitirem notas fiscais de serviços.

Entretanto, é importante que estas pessoas saibam separar bem as contas, os lucros e as despesas empresariais das pessoas para evitarem maiores problemas de ordem financeira.

A organização e a boa administração são vitais para a sobrevivência de qualquer empresa, independentemente do regime fiscal ou tributário que ela estiver enquadrada, afinal, ninguém desenvolve um negócio, investe dinheiro e tempo para ter que fechar as portas do mesmo no primeiro ano de operações.

Ferramentas como os modernos Sistemas de Gestão – ERP- que podem se utilizados em smartphones e computadores ou os tradicionais cadernos de anotações podem ajudar as pessoas não se complicarem com as suas finanças. 

Não custa nada lembrar que cada empreendedor é diretamente responsável por tudo aquilo que faz com a gestão do seu negócio, por isto é fundamental se ter consciência de cada passo dado e se necessário buscar ajuda e conhecimento.

O sucesso pessoal e empresarial depende apenas de você!